A História das Coisas


Águida comentou:
Desde o pecado original de Adão e Eva o trabalho tornou-se capitalista; a perda de energia espiritual e física não é mais livre, o homem perdeu sua graça natural e adquiriu a mortificação e, assim abriu uma porta, para entrar no mundo a morte. Primeira prova disto foi o pecado capital que Caim cometeu contra o seu irmão Abel, provocando a morte deste.O trabalho agora não é mais voluntário. “Debulhar o trigo. recolher cada bago do trigo, forjar no trigo o milagre do pão, e se fartar de pão. Decepar a cana, recolher a garapa da cana, roubar da cana a doçura do mel, se lambuzar de mel. Afagar a terra conhecer os desejos da terra, cio da terra, propícia estação de fecundar o chão” Composição: Milton Nascimento / Chico Buarque; - tornou-se trabalho primitivo e atualmente para quem sente saudades dessa época é quase uma utopia desejar isso. Trabalhar a terra recolher o que ela nos oferece, tornou-se trabalho obrigatório, forçado, por conta, da ambição e da inveja. O trabalho e o aproveitamento dos bens naturais não existem mais para atender as necessidades humanas, e sim para atender a necessidades de alguns poucos. O Trabalho já não é vida, é meio de vida e de sobrevivência para muitos homens, mulheres e crianças, e meio de poder e opressão – de poucos contra muitos – e, de acumulação de bens privativos para alguns. Esse vídeo nos exige uma resposta profunda, no sentido de: no que posso contribuir para que o ciclo da destruição continue, para deixar o rico cada vez mais rico? Ou, o que posso fazer para que esse ciclo desacelere? Comprar, comprar, comprar como pede o capitalismo selvagem, ou ter o suficiente. Mas pensemos bem, antes de tomarmos uma decisão um tanto radical! Porque se deixarmos de comprar, comprar, comprar vamos prejudicá-los, “coitados”, as bolsas de valores vão ficar em baixa “que pena” e, muitos produtos vão sobrecarregar os estoques das fabricas, e se isso acontecer as maquinas irão parar. E o trabalhador que manuseia esta máquina, como fica? E as milhares de pessoas que perderam os seus empregos por conta desta máquina, como ficam? E você que esta lendo esse comentário, como está agora? Desejando um computado mais moderno, uma internet mais veloz, um conhecido para conversar, ou pensando nos pobres do mundo, que passam fome, frio que não tem onde morar; ou esta pensando no seu próximo, ou seja, nos seus entes queridos e naquele que convive com você todos os dias e você pouco conhece de suas aflições. Abraços

Um comentário:

Anônimo disse...

Desde o pecado original de Adão e Eva o trabalho tornou-se capitalista; a perda de energia espiritual e física não é mais livre, o homem perdeu sua graça natural e adquiriu a mortificação e, assim abriu uma porta, para entrar no mundo a morte. Primeira prova disto foi o pecado capital que Caim cometeu contra o seu irmão Abel, provocando a morte deste.
O trabalho agora não é mais voluntário. “Debulhar o trigo. recolher cada bago do trigo, forjar no trigo o milagre do pão, e se fartar de pão. Decepar a cana, recolher a garapa da cana, roubar da cana a doçura do mel, se lambuzar de mel. Afagar a terra conhecer os desejos da terra, cio da terra, propícia estação de fecundar o chão” Composição: Milton Nascimento / Chico Buarque; - tornou-se trabalho primitivo e atualmente para quem sente saudades dessa época é quase uma utopia desejar isso.
Trabalhar a terra recolher o que ela nos oferece, tornou-se trabalho obrigatório, forçado, por conta, da ambição e da inveja. O trabalho e o aproveitamento dos bens naturais não existem mais para atender as necessidades humanas, e sim para atender a necessidades de alguns poucos. O Trabalho já não é vida, é meio de vida e de sobrevivência para muitos homens, mulheres e crianças, e meio de poder e opressão – de poucos contra muitos – e, de acumulação de bens privativos para alguns.
Esse vídeo nos exige uma resposta profunda, no sentido de: no que posso contribuir para que o ciclo da destruição continue, para deixar o rico cada vez mais rico? Ou, o que posso fazer para que esse ciclo desacelere? Comprar, comprar, comprar como pede o capitalismo selvagem, ou ter o suficiente.
Mas pensemos bem, antes de tomarmos uma decisão um tanto radical! Porque se deixarmos de comprar, comprar, comprar vamos prejudicá-los, “coitados”, as bolsas de valores vão ficar em baixa “que pena” e, muitos produtos vão sobrecarregar os estoques das fabricas, e se isso acontecer as maquinas irão parar.
E o trabalhador que manuseia esta máquina, como fica? E as milhares de pessoas que perderam os seus empregos por conta desta máquina, como ficam? E você que esta lendo esse comentário, como está agora? Desejando um computado mais moderno, uma internet mais veloz, um conhecido para conversar, ou pensando nos pobres do mundo, que passam fome, frio que não tem onde morar; ou esta pensando no seu próximo, ou seja, nos seus entes queridos e naquele que convive com você todos os dias e você pouco conhece de suas aflições.
Abraços