Um bom exemplo - Cidade promove inclusão em seus momentos de lazer

Iniciativa da prefeitura promove inclusão e autonomia para as crianças com deficiência em seus momentos de lazer.
Estudantes de Sumaré (118 km de São Paulo) com deficiência física poderão, a partir de agora, brincar na escola como as outras crianças. A prefeitura da cidade começou a instalar em toda a rede de ensino infantil e fundamental mais de 50 brinquedos com rampas de acesso e espaço para encaixe da cadeira de rodas. "Só de o aluno poder entrar e usar o brinquedo por conta própria, sem depender de alguém que o tire da cadeira e o coloque no lugar, já é um passo significativo", afirma Ana Maria Manfrim, diretora de uma escola já contemplada no programa.
A estudante Isabele Coradel, 7, que é cadeirante, aprovou a iniciativa. "Gostei bastante", disse. "Ela chegou toda feliz, dizendo que conseguiu brincar com a cadeira", conta a mãe, Sandra. A iniciativa é um complemento à compra de mesas e cadeiras adaptadas feita em 2010, afirma o secretário da Educação, João José Haddad.

Tonucci
"A intenção é que a aprendizagem também melhore, com mais condições de aproximação e de autoestima." Ao todo, há 23 alunos cadeirantes matriculados na rede municipal, mas mesmo as escolas sem crianças com deficiência vão ganhar os brinquedos, que poderão ser usados por qualquer estudante.



Folha de S.Paulo - 16/02/2011

Nenhum comentário: